200 Pounds Beauty – Qual é a verdadeira beleza?

Cássio Murilo . Há 4 anos atrás

Esses dias eu estava conversando com um amigo e comentei que não assisto doramas; Já assisti um mas não me senti motivado a ver outros. Então ele me sugeriu um filme, mandou o link e assistimos enquanto comentávamos o que acontecia…

Garota feia que é constantemente alvo de piadas se apaixona por cara bonito que não dá bola pra ela, aí ela fica muito bonita, ele se apaixona e os dois terminam juntos e felizes… Conhecem essa história? Claro que conhecem, existem umas 200 histórias assim em filmes, novelas, livros… Cada um deles servindo de esperança e motivação para tantas pessoas que passam pelo mesmo que a “garota feia” protagonista.
Mas e se quando a garota ficasse linda o cara continuasse sem se apaixonar por ela? E se essa beleza física acabasse transformando ela numa pessoa muito mais feia por dentro? Correr tanto atrás da sua aparência vale esses riscos?
É disso que 200 Pounds Beauty se trata. A história é baseada no mangá japonês “Kanna’s Big Sucess!” de Yumiko Suzuki.

No filme, Han-na é uma mulher com um talento pro canto tão grande quanto seu corpo; Ela dá voz por trás dos palcos a uma performer de beleza física estonteante mas de personalidade dispensável e que não canta nada. Ah, e é claro, nutre aquela paixão secreta pelo produtor, Sang-Jun. Sua voz também é usada em seu trabalho como operadora de “disksexo”, onde ela desperta com a voz todo o prazer que não consegue com sua silhueta. Desde o começo a gente pensa “No final vai haver aquela transformação!”, mas esse clichê é jogado de lado e a transformação acontece logo início, depois de uma série de decepções e humilhações; Junto com as cirurgias, Han-na muda seu nome e retorna como a lindíssima Jenny. Ao tentar retomar seu trabalho como “a voz da cantora sem talento”, ela acaba sendo contratada para ser a nova estrela da produtora. Voz maravilhosa? Check. Corpo maravilhoso? Check. O amor do Sang-jun?… Bem, as cirurgias não conseguiram isso.

A medida que Han-na, agora Jenny, começa a lidar com toda a atenção que passa a receber e a ter dificuldades com seu amado, sua postura começa a mudar tanto quanto sua aparência: Muda com sua amiga, muda com seu pai… E vamos acompanhando até o final várias situações cômicas e dramáticas decorrentes dessas mudanças, com reviravoltas bem pensadas e uma trilha sonora que amplifica as emoções em cada momento.

O filme chegou ao fim e eu fiquei bastante tempo pensando em tudo aquilo; Pensando sobre como a gente se importa sim com a nossa aparência, mesmo que digamos que não; Sobre como mesmo a gente proliferando por aí que beleza não é tudo, na prática muitos de nós continuamos sim voltando nossa atenção pra isso, seja na gente ou no outro; Sobre como a gente ignora outras características lindas da gente ou de outra pessoa por só focar no visual. Han-na era a mulher “feia” pessoalmente, mas com um talento que a mulher “bonita” do inicio não tinha e precisava recorrer a ela. Han-na podia não despertar interesse física em homem algum, mas sabia exatamente o que dizer do outro lado da linha pra que os caras ficassem aos seus pés.
Eu não vou dizer que é fácil ignorar a aparência, mas existe muito mais que deve ser visto nos outros; E, principalmente, existe muito mais que deve ser mostrado por nós. Antes de cobrar da gente mesmo um visual melhor e fazer o que for pra conseguir, vamos enaltecer todas as outras coisas bonitas que temos! Vamos transformar a nossa essência em beleza! E mante-la, mesmo que a nossa imagem na frente do espelho melhore.

A beleza pode até ter um preço ($) que você possa pagar, mas e os SEUS valores?

(Esse filme foi indicado para mim por uma pessoa bonita por dentro e por fora, do mesmo modo que tenho me esforçado pra ser. Espero que cada um que leia esse texto e veja esse filme também se sinta assim)

Nome: 200 Pounds Beauty (Coréia do Sul)
Data de Lançamento: 14 de Dezembro de 2006
Duração: 2hrs
Elenco: Kim Ah-Joong, Joo Jin-Mo, Sung Dong-Il
Direção: Kim Young-Hwa
Gênero: Comédia romântica, drama
Nota: 4,5/5

Dançarino, drag queen, aquariano, admirador de cultura POP, filmes antigos, fast food e com um fascínio por mudar o cabelo e esfumar os olhos.

Comentários