Design nas Telinhas

Alessia Sales . Há 3 anos atrás

E aí, moressss?! Hoje eu vim p’ra lembrar uma data que passa despercebida por muita gente, e que homenageia uma galerinha hiper legal. Aqui, na Nerd Com Dendê, não ia faltar um post com aquelas dicas de filminhos e documentários dedicados aos nossos mozões designers! No Dia do Design Gráfico, a gente preparou uma listinha de algumas obras que que todo criativo deveria assistir. Então “simbora“, que vai ter criatividade até o fim desse post!


1 – A Vida em um Dia

O documentário, do cineasta, vencedor do Oscar Kevin Macdonald, resulta de uma ideia que surgiu da parceria entre a Scott Free UK e o YouTube. O filme é feito por usuários e vídeos de mais de 8 mil pessoas, de quase 200 países, foram enviados ao YouTube com a ideia de mostrar o que acontece em diversos lugares do mundo, em um único dia.

O que chama a atenção, nessa produção, é o fato de que vídeos completamente diferentes, gravados por câmeras e pessoas diferentes, foram postos numa estética capaz de linkar todas as cenas como uma só, juntamente com a trilha sonora. Vale a pena dar aquela checada nessa produção, e passar horas imaginando o que pessoas estão fazendo, ao redor do mundo. Fala se não é dez?!

2 – Walt Disney Before Mickey

O longa metragem que conta a história do famosíssimo Walter Disney (para os íntimos: Walt), foi dirigido por Khoa Lê e mostra a rotina do criador antes da explosão de um dos seus personagens mais famosos, o Mickey Mouse.

Com uma pitada de drama e romance, a cinebiografia consegue deixar aquele gostinho de que vale a pena lutar. Afinal, com um papel, uma caneta, e milhões de ideias, podemos fazer um mundo novo.

3 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie é uma jovem do interior que se muda para Paris, que aventura-se a partir do momento em que decide procurar o dono de uma caixinha muito curiosa, perdida no café em que trabalha.

Dedicamos esse filme aos verdadeiros amantes do universo das cores porque, além de uma mensagem pra lá de necessária, o longa é bastante conhecido pela sua fotografia e direção de arte. Então corre, porque as cores são a nossa maior fonte de paixão!

 

4 – Abstract: The Art Of Design

Produzida pela Netflix, e criada por Scott Dadich, a série apresenta o dia-a-dia dos profissionais de grande nome na área criativa, e conta com uma média de 8,7 no IMDB.

Não precisamos nem explicar o motivo de apresentarmos essa obra aqui, não é mesmo? Por mais que achemos que a série foi feita para um público específico, venho dizer que é uma ótima fonte de informação, até mesmo para os que não estão familiarizados com a área. Além disso, apesar de rotinas e episódios diferentes, a série mostra a mesma estrutura quanto à apresentação dos “personagens”.


Mesmo não sendo designer, devo admitir que são documentários e filmes capazes de despertarem aquele “Quê” de mais curiosidade. Nosso mundinho criativo, afinal, sempre é o nosso escape, então nada melhor do que entender ainda mais esse processo e, quem sabe, fazer nascer outros milhões de ideias. Parabéns à todos os profissionais homenageados no dia de hoje, e que muito dendê acompanhe suas carreiras.

Um beijão e até a próxima!

Soteropolitana, 24 invernos; quase uma publicitária. Escritora crítica e ficcionista, louca da Disney, viciada em RPG online e iludida por acreditar que vai namorar o Tom Holland.

Comentários