Em Pedaços – O Drama da Vida Real

Scárlath Gabardo . Há 3 anos atrás

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, Em Pedaços conta a saga de Katja Sekerci (Diane Kruger, também vencedora do Prêmio de Interpretação Feminina), uma mulher que viu sua vida desmoronar de uma hora para a outra.

Katja se casou com o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) na prisão onde ele cumpria pena por tráfico de drogas, e após sua soltura os dois viveram uma vida normal em família, com seu fofíssimo filho Rocco e a rotina de Nuri em seu escritório de contabilidade, em um bairro Árabe na Alemanha. Após um dia tranqüilo com sua amiga, Katja retorna ao trabalho do marido para buscar seu filho, quando descobre que uma bomba caseira foi detonada em frente ao escritório, matando Nuri e Rocco.

Katja, Nuri e Rocco.

Apostando firmemente que o ataque tinha sido direcionado a Nuri por conta de sua etnia, ela tem quase certeza de que a responsabilidade foi de um grupo nazista. Com a ajuda de Danilo (Denis Moschitto), amigo da família e advogado, eles conseguem identificar os suspeitos pelo crime, e após dias de julgamento, os criminosos são absolvidos pelo júri. Cega pela vingança, Katja decide resolver tudo por ela mesma e vai até a Grécia fazer justiça, colocando sua vida em risco.

Diane Kruger conseguiu brilhantemente estilhaçar o coração dos espectadores com o sofrimento de sua personagem, cada cena em que Katja sofre pela morte de sua família é de partir o coração. Além da perda irreparável, ela recebe acusações da polícia e sua família sobre a índole de seu marido, o que a destrói ainda mais.

A ambientação do filme muda totalmente a partir do ataque. Os dias são nublados e cem por cento chuvosos, a protagonista veste roupas essencialmente escuras e suas feições se tornam genuinamente de dor, como não poderia deixar de ser. Isso muda apenas quando Katja vai para a Grécia, onde a claridade do dia e as belezas naturais carregam um ar de mudança e mistério sobre o rumo da história.

Danilo e Katja durante o depoimento da médica legista.

Apesar de o final ser um pouquinho decepcionante para o espectador, ele é absolutamente lógico e encerra de vez a narrativa dos Sekerci. O filme nos faz pensar em quantas Katjas, Nuris e Roccos são vítimas de ataques bárbaros diariamente, e nos transmite um pouco do desespero a que muitas famílias são submetidas por pura intolerância. Além disso, o longa demonstra que ataques terroristas são tratados de maneiras diferentes quando cometidos por Europeus, em relação a população oriunda do Oriente Médio.  Eu super recomendo o filme, e vão preparados!

Data de lançamento no Barsil: 15 de março de 2018
Elenco: Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar…
Direção: Fatih Akin
Duração: 1h 46min
Gêneros: Drama/ Policial
Nota: 5/5

 

Soterocuritibana, 24 anos. Um poço raso de paciência, fã incurável de filmes de terror.

Comentários