Eu, a Patroa e as Crianças – UM HINO ATEMPORAL

Cássio Murilo . Há 3 anos atrás

Eu lembro bem de por muitos anos ter como rotina: Ir para a escola, voltar, tomar banho, almoçar, fazer as atividades, cochilar e acordar na hora de ver AQUELE programa! O roteiro era exatamente esse, por muitos anos; A única variável era qual programa seria AQUELE. Por alguns anos foi Chaves, outros anos Disney Club, Band Kids também esteve no meio… Mas se teve um programa que me arrebatou completamente e me acompanha até os dias de hoje (e eu estou falando muito sério quando digo “dias de hoje”), esse programa foi Eu, a Patroa e as Crianças.
Vocês lembram dessa série?

My Wife and Kids foi um sitcom norte-americano que teve sua primeira exibição nos EUA em Março de 2001 (e no Brasil em Novembro de 2002) e retratava o cotidiano da família Kyle, focando no patriarca Michael Kyle (Damon Wayans) e nos seus métodos peculiares para gerir sua casa e educar os seus filhos. Muito astuto e cômico, Michael sempre criava situações inusitadas para ensinar lições de vida, aproximar seus filhos  e faze-los aprenderem com seus erros.
Alto, forte e careca, Michael é o dono de uma empresa de transportes, fã do Michael Jordan, pai dedicado (apesar de parecer muito sádico em alguns momentos… o que torna tudo muito mais engraçado) e um marido sempre muito apaixonado por sua esposa Jay.

Imagem relacionada

Janet Kyle ou simplesmente Jay (Tisha Campbell Martin) é a mãe; A tal Patroa. Com 16 anos ela ficou grávida de Jr, o primeiro filho dela e de Michael. Elas enfrentaram muitas dificuldades (que passamos a ter conhecimento no decorrer da série através dos diálogos recorrentes) mas conseguiram passar por cima e ter uma vida estabilizada.
Jay sofreu muitos problemas de auto-estima por conta de seu peso e isso é mostrado na série, mas também mostra como ela passou por cima de todos e entende que a beleza não está nos padrões que ela achava que estavam. Michael e seus filhos são de imensa importância pra isso acontecer. Esposa apaixonada, mãe zelosa e muito ativa, Jay odeia se sentir “parada” e durante toda a série a vemos entrando em trabalhos, planejando novos negócios, retomando a faculdade… Sempre arrumando uma forma de ser mais do que “a mulher do lar” ou apenas a “Senhora Kyle”.

Imagem relacionada

 

Michael Kyle Jr (George O. Gore II) é o primogênito da família e responsável por protagonizar a maior parte das confusões que são vistas na série. De inteligencia acadêmica limitada (pra não dizer que o cara era burro feito uma porta), Jr é o tipo de estudante que consegue errar o próprio nome na hora de assinar uma prova. E isso é sério. Existe um episódio onde essa situação realmente acontece… No decorrer das temporadas Jr se envolve com más companhias, toma decisões erradas e até se torna pai na adolescência (tal qual seus pais fizeram quando engravidaram dele); Mas ele tem um ENORME coração; Quase tão grande quando a sua cabeça. Apesar das picuinhas que arrumava com suas irmãs, ele era o primeiro a se prontificar a defende-las quando necessário. Apesar de seus ares rebeldes (típico de adolescente), ele sempre foi um filho preocupado e aprendia (mesmo que depois de muito custo) as lições que seu pai queria o ensinar depois de cada besteira que ele fazia… e foram muitas.

Resultado de imagem para eu a patroa e as crianças junior

Claire Kyle é a filha do meio. Inicialmente ela foi interpretada por Jazz Raycole, mas a mãe de Jazz não quis que a filha continuasse na série devido a alguns rumos que a historia levaria (como Claire ter uma amiga que ficaria grávida). Uma pena, né? Perdeu uma grande chance de brilhar horrores. Assim, na segunda temporada Claire passou a ser interpretada por Jennifer Freeman e conquistou a todos. Claire é uma garota doce, bonita, quase ingênua, mas que também tem um dom absurdo pra se meter e problemas. E praticamente acredita que por ser bonita não precisa se esforçar muito pra nada. Obviamente seu pai não deixa que ela fique confiando nisso.

Imagem relacionada

E por fim, a familia Kyle tem como filha caçula a pequena Kady (Parker McKenna Posey). O fofinha que mesmo pequena não tinha nada de boba, foi crescendo ao longo da série e ganhando sempre mais destaque. Geralmente arrumando confusões com Claire, ela se espelhava muito na irmã. Possivelmente é a filha mais inteligente dos Kyle e acabou encontrando um namoradinho a altura a partir da terceira temporada.

Imagem relacionada

Além deles, vários outros personagens foram vistos pela série e conquistaram a todos. Teve a Vanessa (namorada do Jr), Tonny (Namorado da Claire), Franklin (namorado da Kady), assim como os pais de Vanessa, irmãos de Michael que apareceram em episódios aleatórios… Tivemos uma gama de personagens que, junto com os Kyle, faziam a gente mergulhar na vida daquela família e muitas vezes nos enxergar ali. Apesar de ser uma obra de ficção e de se tratar de uma série cômica, os problemas enfrentados por eles eram problemas reais de muitas famílias. Era uma realidade facilmente encontrada próximo a você e que até hoje pode ser vista.
Michael Kyle é um personagem que representa milhões de pais (e mães) que lutam todos os dias para sustentar suas famílias e educar seus filhos da melhor forma possível; Estava sujeito a erros E ERRAVA BASTANTE, mas que também conseguia reconhecer e aprender com esses erros. Inclusive, Michael divertiu e ensinou o publico da série não só com seus métodos educacionais mirabolantes, mas sendo um exemplo de pai, de marido, de profissional, de amigo e de ser-humano.

Resultado de imagem para my wife and kids
A série durou 5 temporadas e teve seu ultimo episódio exibido em Maio de 2005. Todos os episódios estão disponíveis no Youtube, a propósito. E confesso que meu passa-tempo favorito é assistir alguns episódios enquanto como na frente do computador (ou do celular, porque tecnologia é isso). E mesmo após tantos anos, as desventuras dessa família permanecem divertidas e muito atuais. Até porque, como diz aquele clichê: “Familia é tudo igual, só muda de endereço”… Ou algo assim… Eu acho.
Não é?

err…. ALÔO ¬¬’
#Referencias #AmemFranklin
Resultado de imagem para my wife and kids franklin

Dançarino, drag queen, aquariano, admirador de cultura POP, filmes antigos, fast food e com um fascínio por mudar o cabelo e esfumar os olhos.

Comentários