Os Parças – Uma Homenagem à Comédia Nordestina

Peu Agra . Há 3 anos atrás

O youtube é uma das plataformas digitais mais utilizadas atualmente, os chamados Vlog’s se tornaram uma das maiores alternativas na busca por conteúdo online, onde homens e mulheres de diversas idades criam vídeos para o mais variado público. Muitos desses Youtubers acabaram fazendo um sucesso estrondoso expandindo seu alcance para outras mídias, como o piauiense Whindersson Nunes, que roda o mundo com seu Stand Up, uma das estrelas dessa comédia.

Whindersson se junta ao veterano Tom Cavalcante, o irreverente Tirulipa e o ator Bruno DeLuca para encarnar um grupo de atrapalhados golpistas que se veem obrigados a organizar o casamento da filha de poderoso contrabandista. A ideia é muito boa, mas peca por problemas no roteiro quando o diretor parece não saber encaixar as piadas em meio a trama.

Acontece que o filme realmente possui muitos momentos hilários, os personagens são bastante carismáticos e o humor convincente; porém o filme muitas vezes se desvia de detalhes importantes da trama para dar lugar a cenas que até funcionam isoladamente, mas dentro do contexto não tem tanta necessidade de estarem lá. Isso acarreta em eventuais quebras no tom do filme onde passamos de momentos de extrema euforia para outros bem mornos de forma muito brusca.

Entretanto o longa acerta em cheio na escolha de seu elenco principal (veja bem, eu disse principal). Tom Cavalcante é um comediante da velha guarda vindo de uma época em que esse estilo de humor nordestino era extremamente valorizado e apreciado nacionalmente, tudo graças a ele e outras estrelas como Chico Anysio; isso casa perfeitamente quando se coloca na balança Tirulipa e Whindersson Nunes, um é filho de outro grande humorista cearense e carrega o talento do pai revestido para uma nova geração; o outro já citado anteriormente é uma revelação da internet que adquiriu o carinho de uma legião de fãs por conta de sua irreverência e simplicidade. Juntos os três possuem uma química incrível e carregam o filme nas costas.

De contra partida Bruno DeLuca não tem o mesmo mérito, ironicamente o mais experiente em atuação entrega um personagem bastante sem graça e deslocado na estória, ele até tem sua devida importância em algumas cenas, mas na maior parte do tempo parece estar lá apenas para fazer a vez de galã, protagonizando um romance sofrível e bem desnecessário com a personagem da atriz Paloma Bernardi. Sobre o resto do elenco tenho pouco a declarar, personagens com bastante potencial foram desperdiçados em sub-tramas rasas e muitas vezes sem conclusão, e sustentando estereótipos negativos sem nenhum propósito.

O mais importante é lembrar que esse filme não veio como uma promessa de grande produção e sim de uma opção de diversão e nesse quesito ele cumpre seu papel, pois é realmente impossível sair da sala de cinema sem ter rido pelo menos uma vez. Alguns reclamam da falta de originalidade nas piadas, eu prefiro olhar pelo ponto de que é uma homenagem a esse estilo de humor despretensioso e caricato característico do Nordeste.

Nome: Os Parças
Data de lançamento no Brasil: 30/11/2017
Duração: 1h 40m
Direção: Helder Gomes
Elenco: Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirulipa, e Bruno de Luca
Gênero: Comédia
Nota: 3/5

Cineasta em formação, fotógrafo por diversão, artista em evolução e escritor, por que não? Também sou o pai de Joaquim, o bebezudo.

Comentários