Review – Pro Evolution Soccer 2019

Ruan Almeida . Há 3 anos atrás

Pro Evolution Soccer 2019 é o novo título da famosa franquia da Konami. O jogo foi lançado no dia 28 de Agosto de 2018 nas plataformas PC, Playstation 4 e Xbox One.

Show dos Alternativos

O game da Konami sofreu alguns perrengues antes mesmo do seu lançamento, tudo por conta do seu maior rival, FIFA, que investiu pesado e acabou garantindo o licenciamento das principais ligas de futebol do mundo, como a Champions League, a Europa League e a Premier League. Para contornar a situação, a Konami optou por investir em ligas um pouco mais desconhecidas, porém, de extrema importância para audiências locais. Ligas de países como Rússia, Suíça, Argentina, Escócia, Portugal e Bélgica estão completamente licenciadas, atraindo o público do gênero desses lugares.

Apesar desta excelente medida da empresa, para jogar com os maiores times e participar das maiores ligas do mundo, os jogadores acabam tendo que implementar o famoso option file, um arquivo que permite deixar o jogo “licenciado”. Caso queira implementar o arquivo em seu jogo, confira este vídeo. A questão é que pelo valor cobrado no jogo, muitos players acabam se frustrando com a necessidade de realizar esse processo para jogar com o time do coração.

Vale mencionar que o jogo conta com o licenciamento do Campeonato Brasileiro e de boa parte dos times do país. A Konami fechou diversos acordos com times como o Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Flamengo. Esses cinco são exclusivos do PES, ou seja, não estarão presentes de forma oficial no rival Fifa. Pra completar o pacote PT-BR, o jogo conta com a narração de Milton Leite e os comentários de Mauro Beting, injetando imersão nas partidas do game!

Sun Tzu do Futebol

Apesar do problema com as licenças, PES 2019 brilha e muito no gameplay. A jogabilidade é extremamente acessível e a todo momento procura reforçar o trabalho em equipe através da troca de passes. Os jogadores que gostam de realizar jogadas individuais devem sofrer um pouco na versão deste ano, já que o famoso tiki-taka oferece mais vantagens. Para obter a vitória, principalmente na modalidade MyClub, é crucial manter a posse de bola e tentar penetrar a defesa do adversário com velocidade e precisão.

Como nos anos anteriores, existem jogadas “batidas” que praticamente garantem o gol. No entanto, executa-las não é tão fácil quanto parece e vão demandar uma boa quantidade de treinos antes de se tornar um Mestre. Esse inclusive é um dos pilares da jogabilidade do novo título da Konami. O jogo é simples de se jogar, mas difícil de se dominar. Para os adeptos de um jogo mais estratégico, é possível modificar todo o posicionamento do time ao apertar um único botão, garantindo uma diversidade interessante nas partidas. Um grande upgrade aconteceu na movimentação dos jogadores.  Nas versões anteriores os jogadores pareciam robôs correndo, mas felizmente, a versão de 2019 trouxe uma movimentação mais fluída e próxima do que acontece na realidade.

O aprimoramento da movimentação foi possível graças a um novo sistema de física que também melhorou as finalizações para o gol. Outra novidade que foi possível graças a esse sistema foi o efeito de fadiga. Agora é muito mais visível quando um jogador se sente cansado após diversas arrancadas, facilitando nas modificações quando necessárias.

Modos de Jogo

Em relação a Modos de Jogos, não existe muita variação em relação ao título antecessor. É possível disputar amistosos, participar das Ligas do jogo ou se aventurar nos três diferentes modos de Carreira. A modalidade mais famosa da Carreira é a famosa e divertida Master League, onde os jogadores não só comandam seus times como também os gerencia. Esse modo está muito menos burocrático e relativamente mais fácil. Com a alteração de menus e o ajuste nos olheiros, está muito mais fácil brilhar no modo e ser contratado por grandes times em um período de tempo muito menor.

Também é possível criar um jogador naquela vibe já conhecida do Estrelato.  O recheio do PES reside no modo MyClub e felizmente a Konami fez diversas melhorias neste modo. O sistema de contratação foi simplificado, facilitando o processo de encontrar e fechar contratos com novos jogadores. Uma novidade emprestada do rival foi o modo de exibir os jogadores, que são expostos como cartas contendo seus status. Outro elemento adicionado foi o Menu Novidades, que consiste em eventos limitados que possibilitam o acesso a jogadores especiais.

Conclusão

Apesar de sofrer um grande baque pela ausência de licenciamento das grandes ligas, Pro Evolution Soccer 2019 não pisa na bola e entrega uma das melhores experiências futebolísticas dos últimos anos. Com um foco admirável na jogabilidade, a franquia diminui o impacto de suas fraquezas e torna a disputa ainda mais acirrada para o seu rival Fifa.

Este review foi feito com uma cópia do jogo para Playstation 4 cedida pela Konami.

Comentários