ROCK COM DENDÊ! – NA BAHIA TAMBÉM SE FAZ ROCK DE QUALIDADE

Cássio Murilo . Há 3 anos atrás

Hoje, 13 de Julho, se comemora o Dia Internacional do Rock! O estilo musical se iniciou no fim dos Anos 40 nos Estados Unidos, sob influencia de ritmos como country, folk, blues, R&B e até mesmo o gospel.
O grande e eterno Rei Elvis foi responsável por ajudar a popularizar o estilo na época… Estilo esse que ao longo dos anos foi se modificando, ganhando várias ramificações e atraindo cada vez mais uma gama maior de adeptos.
Indo dos bons meninos de Liverpool (The Beatles), passando pelos rebeldes de Londres (Rolling Stones), o rock explodiu pela Europa, assim como no resto do mundo.

Resultado de imagem para beatles rolling stones

O Punk Rock dominou os anos 70, enquanto o rock Gótico veio colado alí no fim do pós Punk. O Grunge entra em ascensão em meados dos anos 80. O Hardcore sobrevive firme e forte ao longo dos anos; E quem consegue esquecer da febre Emocore nos anos 2000?
Ainda existe o rock indie, alternativo, metal, new metal… É rock pra todos os gostos!
Rock com movimentação política, com letras românticas; Rock que não precisa de nenhuma palavra pra se fazer rock e arrebatar a quem quer que escute. É uma linguagem universal!

Se o bom rock’n roll é feito por todo mundo, por que não seria feito no Brasil?
Os Mutantes, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Fresno, NX Zero, Scracho, Scalene… A Lista de nomes de sucesso do rock no Brasil ao longo dos anos é imensa; MAS somos da Nerd com Dendê! Bora botar dendê aqui hoje!

Quero enaltecer nesse dia alguns nomes rock DA BAHIA! Porque aqui se faz muita música e, claro, muito rock e de altíssima qualidade!

NOVOS BAIANOS

Nascida em 1969, em Salvador, a banda trazia os memoráveis Pepeu Gomes, Morais moreira e Baby Consuelo. Sua musica que mesclava guitarra, baixo, bateria, cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô ultrapassou as fronteiras; O segundo disco da banda, Acabou Chorare, foi eleito em 2007 o melhor disco da história da musica brasileira pela revista americana Rolling Stones.

RAUL SEIXAS

Não se tem muito que precise ser dito do eterno Maluco Beleza. Esse gênio soteropolitano é considerado um dos pioneiros do rock brasileiro e tem em seu repertório inúmeros sucessos atemporais. A prova disso é ele ter ficado em 19º lugar na lista de 100 maiores artistas da musica brasileira (também feito pela revista Rolling Stones) em 2008, mesmo tendo se passado quase 20 anos de sua morte. VIVA RAUL!

CAMISA DE VÊNUS

Com um nome que era sinônimo de preservativo, o Camisa de Vênus surgiu em 1980 em Salvador sob comando de Marcelo Nova; Ele trabalhava na Radio Aratu e conheceu Roberio Santana, que por sua vez trabalhava na TV Aratu. Juntos eles formaram a banda e deram o nome ao grupo realmente como uma referencia à “camisinha”, que segundo Marcelo Nova era “uma coisa muito incômoda“. Até os dias atuais a banda está na ativa.

CASCADURA

Inicialmente chamada de Dr. Cascadura, a banda foi formada em 1992 em Salvador e todas as canções da banda são compostas pelo vocalista Fabio Cascadura. Após 23 anos de atividade, a banda oficialmente terminou em Dezembro de 2015 com um show na praça Thereza Batista,no Pelourinho.

PITTY

A Princesa do Rock brasileiro é de Salvador! Começou sua carreira em 1995 e foi vocalista de duas bandas (Inkoma e Shes), antes de adotar definitivamente seu nomo solo e entrar de cabeça no sucesso em 2003 com o álbum Admirável Chip Novo. Desde então, é impossível falar em rock no Brasil e não lembrar dela, que domina a cena a mais de uma década.

MAGLORE

A Maglore foi formada em 2009 em Salvador e foi considerada uma das revelações da musica brasileira em 2011 pelo jornal Globo. “Demodê” e “A Sete Chaves” foram sucessos absolutos nas paradas e canais musicais. No álbum “Vamos Pra Rua” (2013) a banda contou com a participação de Carlinhos Brown.

VIVENDO DO ÓCIO

Com seu inicio em 2006, a banda soteropolitana vem sendo uma das principais banda de rock contemporâneo no Brasil. Em 2008 teve sua ascensão, conquistou vários palcos pelo Brasil, programas de TV, prêmios e se faz ainda muito importante no cenário do rock brasileiro.

SCAMBO

Formada em 2000, a Scambo é uma das verdadeiras febres soteropolitanas. Com suas músicas poéticas, afrontosas e contagiantes, a cada lançamento eles ganhavam mais destaque na cena local. Em 2015 o Brasil todo conheceu a banda através do programa Superstar (Rede Globo). Em 2017, Pedro Pondé anunciou sua saída dos vocais da Scambo e lançou sua carreira solo.

Dançarino, drag queen, aquariano, admirador de cultura POP, filmes antigos, fast food e com um fascínio por mudar o cabelo e esfumar os olhos.

Comentários