Suzi Quatro: 68 anos da musa do Glam Rock!

Vinicius Dias . Há 3 anos atrás

Susan Kay Quatrocchio, ou como é conhecida mundialmente Suzi Quatro, é uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. Nascida na cidade de Detroit, Michigan, integrante de uma família de artistas, seu pai Art era músico de jazz e de descendência italiana, enquanto a sua mãe, Helen Sanislay era húngara. Muitas fontes afirmam que o sobrenome de batismo de Suzi era Quatrocchio, mas segundo a sua autobiografia, o seu avô paterno realmente encurtou o nome da família para “Quatro” antes de Suzi nascer.

A carreira musical de Suzi Quatro começou aos 14 anos de idade, quando prematuramente abandonou a escola (apoiada pelo seu pai) e começou a “vida adulta”. Ela tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle com suas irmãs Patti, Nancy, e Arlene. Seu primeiro baixo foi um Fender Precision (1957), dado ela por seu pai. A banda não foi levada a sério por sua família e realmente não rendeu bons frutos.

Suzi Quatro mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ser descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most, que produziu The Animals, Jeff Beck, Lulu e Donovan. Nesta época Most havia fundado sua própria gravadora, RAK Records, que fez estrelas como Hot Chocolate e Mud. A beleza e talento da contrabaixista chamaram atenção do produtor.

O primeiro single da nova cantora, intitulado de “Rolling Stones” não emplacou em nenhum país, exceto em Portugal, onde ficou em primeiro lugar. Seu segundo single “Can the Can” (1973) foi um hit número um em todo Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos: “48 Crash”(1973), “Daytona Demon “(1973), e “Devil Gate Drive” (1974), todos pela RAK Records. Além disso, o sucesso de Suzi Quatro nos anos 70 se deu graças as versões que ela fazia dos clássicos de Little Richard e Elvis Presley.

A presença de uma bateria enérgica junto com a voz ardida de Suzi, que dava o tom as guitarras distorcidas, fez com que sucessos como The Wild One e Daytona Demon emplacassem em diversos países do mundo.

Apesar de ter lançado Rock Hard, que foi tema do filme Time Square, os anos 80 não foi muito bom musicalmente para Suzi Quatro, que resolve atuar em algumas séries da TV americana, mostrando ao mundo que não era apenas uma ótima cantora, mas que também poderia atuar. Entre as diversas séries que participou, podemos destacar o seu papel em Happy Days, onde muitos acreditam que ela obteve mais sucesso do que na sua carreira como cantora.

 

 

26 anos, formado em Letras, Espanhol e Literaturas e grande fã de filmes de terror.

Comentários