The Last of Us: resistir e sobreviver.

Alasca . Há 1 ano atrás

Sem modéstias, não dá pra falar de jogos do ano sem mencionar o mais aclamado jogo de todos os tempos.

Desenvolvido pela Naughty Dog, The Last of Us saiu do papel e começou a ser produzido logo após  o lançamento de Uncharted 2: Among Thieves, lá em 2009, mas somente em 2011 que TLoU foi anunciado. Seu lançamento pela plataforma PlayStation 3 aconteceu em 14 de junho de 2013, se tornando um dos jogos mais bem vendidos do ano, chegando na marca dos seus 1,3 milhões de cópias na primeira semana e mais de 8 milhões 14 meses depois. The Last of Us foi nomeado um dos melhores jogos eletrônicos da história e em julho de 2014 foi lançado uma remasterização nomeada The Last of Us Remastered, para PS4. Ganhador de mais de 200 prêmios, alguns como a BAFTA, levando com melhor jogo, melhor história e melhor áudio, ficando atrás (mas não muito) de The Witcher 3: Wild Hunt em 2015.

No cenário pós pandêmico de ação-aventura e sobrevivência, com perspectiva em terceira pessoa, o player se depara  com ambientes em ruínas e cidades variadas ao avançar da história. Para a alegria dos jogadores, além do uso de armas de fogo a curto e longo alcance, há também a possibilidade de aprimoramentos, que inclui armas brancas como facas, arco e flecha, tacos de basebol, os famosos coquetéis molotov e não menos importante, os kits médicos. Já em combate, pode-se usar um mecanismo chamado “modo de escuta”, permitindo a localização dos inimigos por meio de uma escuta aprimorada, dando possibilidade ao jogador de ver os adversários em locais diferentes. Lembrando que esse modo escuta não está disponível em todos os modos de dificuldade do jogo, deixando-o mais realista e mais complexo. TLoU também oferece vários períodos sem combate algum, desenvolvendo diálogos entre  os personagens.

 

Sobre o surto

Em setembro de 2013, a mutação de um fungo chamado Cordyceps se alastrou nos EUA, transformando seus hospedeiros humanos em monstros canibalísticos (não são zumbis, eu juro). Vinte anos depois a civilização humana acaba destruída e somente os poucos sobreviventes permanecem, em zonas de quarentena altamente vigiadas. Com 60% da população mundial infectada pelo fungo, a Organização Mundial de Saúde procura uma vacina para combater a infecção. O fungo realmente existe! Mas calma, ele só afeta as formigas e outros insetos na vida real (medo).

 

Protagonistas [ ALERTA DE SPOILER ]

Não dá pra não falar dos dois  principais personagens do game. No primeiro jogo da série, o personagem Joel é encarregado de acompanhar a Ellie pelos Estados Unidos, na tentativa de criar uma cura para uma infecção a qual Ellie é imune. E entre muitos desentendimentos e comportamentos hostis, ao longo da jornada os dois criam um vínculo forte como uma relação de pai e filha.

 

Lançamentos

Em Uncharted 3: Drake’s Deception, um  easter egg referente a TLoU foi encontrado, escrito como uma manchete de jornal em um dos cenários do título. Já em Nova Iorque, um letreiro na Times Square deixou “escapar” indícios sobre o suposto lançamento do jogo, com o comentário ” Exclusivo PlayStation 3 que você não irá acreditar”. Mas só em dezembro de 2011, durante a Spike Vídeo Game Awards o primeiro jogo da sequência The Last of Us foi oficializado. A data original de lançamento seria em Maio de 2013, mas foi adiado para Junho a fim de maiores ajustes. O trailer foi lançado junto ao seu anúncio oficial, mostrando os personagens, cenários e conceitos.

E para a felicidade dos fãs, TLoU ganhou uma segunda parte. O anúncio do novo lançamento ocorreu  no State of Play durante a PlayStation Experience de 2016, divulgando a primeira data de lançamento (1º de fevereiro de 2020) e depois sendo alterada para o dia 29 de maio de 2020. Porém, baseado na situação mundial atual, The Last of Us part 2 foi adiado sem previsão de lançamento (o que não é nada irônico, um jogo com temática pós pandêmica ter sido adiada por conta de uma pandemia, não é mesmo?)

 

“Nós temos certeza de que essa notícia é tão decepcionante para vocês quanto para nós. A boa notícia é que estamos quase terminando o desenvolvimento de The Last of Us parte 2. Estamos no processo de terminar o conserto de bugs.”

Escreveu a empresa em sua conta do Twitter. Só nos resta esperar por esse tão esperado lançamento.

 

  • Desenvolvedora: Nauthty Dog
  • Publicadora: Sony Computer Entertainment
  • Direção: Bruce Straley, Neil Druckmann
  • Plataforma: PlayStation 3 e PlayStation 4
  • Gênero: Ação-aventura, sobrevivência
  • Lançamento: 14 de junho de 2013

Amante dos livros, filmes, séries, gatos e um cafezinho.

Comentários